Newsletter
Receba nossos artigos diretamente no seu email.
Nome
Email
Cadastro manual: Entre em contato
 




 
 
01/04/2008
Retiro para os 72 convidados
Retiro dos 72 em Nova Trento
 
 
 

 Ata para o Livro Tombo do Movimento Salvai Almas.

 Presença: 80 pessoas assinaram o Livro Tombo.

Local     : Convento das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.( Irmãs de Santa Paulina )

 Distribuição das tarefas:

 Bem Estar :             Anselma Caresia

Correspondência:    Pedro Longo

Coordenação:          Cláudio Heckert

Espiritualidade     Pe .A. e  Pe. J.

Imediata:                 Norma Heckert

Literatura                Arnaldo Haas , Dulce Maria Haas

Musica                     Irmão Renato Guioleni (Marista) Valmir Michelon,

                                Geraldo Gomes de Miranda

Recepção                 Zenaide Fodi ,Marlene Haas Farias,Bernardo Fodi

Santas Missas         Esperança Cezerino, Anna Caresia, Fede Rocha

Santíssimo              Sálvio Cezerino

Sino                        Marli José Pereira Martins

Palestras                 Arnaldo Haas           - Final dos Tempos

                               Irmão Ilário Caresia – Vocações Religiosas

                               Irmão Renato Gioleni- Psicologia e Deus

                               Sálvio Cezerino         - Necessidade da Oração

                               Norma Heckert          - Admistração da Obra

                               Os Padres                  - Nas Homilias

                               Cláudio Heckert        - Conclusões e Condução do Retiro

 Primeiro Dia

 O Retiro iniciou-se com a entrada do Santíssimo na Capela Imaculada Conceição, deste Convento,e em seguida a Adoração ao Santíssimo, Terço ao Divino Espírito Santo, Terço do Santíssimo Sacramento, Oficio da Imaculada Conceição, cantado em dois coros: Masculino e Feminino e Leitura da Palavra, por Arnaldo Haas: I Pd 2, 1-10. Após a Saudação do Cláudio ocupou-se a Sala de Reuniões e rezou-se a Oração de Entrega Total ao Pai (Orações – Movimento Salvai Almas, pág. 27), Pai Nosso, Ave Maria , Gloria.

A seguir o comentário da Leitura pelo Cláudio e o comentário do Padre A. : Este é um momento muito importante É como devemos estar, como Nossa Senhora, com os Apóstolos à espera do Espírito Santo.” Várias pessoas partilharam com seus depoimentos e participações. Norma explicou do porque este retiro é feito neste local: Devido à proibição do Sr. Arcebispo Dom Murilo Sebastião Ramos Krueger, de se realizar no Morro da Cruz ( Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro) onde sempre eram realizados os Retiros.O Pedro expôs o pedido de uma senhora para que o Movimento Salvai Almas fizesse uma campanha de Orações pelo Santo Padre o Papa Bento XVI. E assim, cada um colocou a sua preocupação com a situação da Igreja Católica atualmente.O Cláudio também explicou do porque da proibição do Sr. Arcebispo e também o fato de seu Pároco Padre R., não aceitar nenhuma atividade do Cláudio ou de sua família, na Paróquia de Porto Belo. O Padre A. lamentou tal situação e pediu orações. Em seguida aconteceu o Almoço, descanso e o retorno à Capela às 13,30 horas, com a Oração ao Espírito Santo e uma oração de todos sobre o Cláudio. O Santo Rosário foi rezado caminhando-se em diversos lugares do pátio , onde Santa Paulina viveu. Às 15 horas rezou-se o Terço da Misericórdia na Capela do antigo hospital da Madre Paulina, hoje um pequeno Museu, e o lanche. Novo encontro na sala de reuniões para a distribuição das tarefas.Às 18 horas a Oração do Ângelus e às 18,30 horas o jantar. Às 20 horas a Santa Missa celebrada pelo Padre A., a leitura da Mensagem de Nossa Senhora, recebida pelo Cláudio e... Boa Noite!

 O Segundo Dia

 Às 7,30 horas, Café; 8,00 horas, Oração da Manhã: Terço ao Espírito Santo, Adoração, Oficio da Imaculada Conceição. Às 8,30, inicio dos trabalhos com a explicação pelo Cláudio, do roteiro do dia.

Palestra com Arnaldo, Fim dos Tempos: Porque das modificações no Livro Mateus Capitulo 24; Pontos marcantes das profecias: 1) Falsos Profetas, 2)Rumores de Guerra, 3) Pestes, doenças incuráveis; 4)Perseguição da Igreja: Apostasia; 5) A pregação do Evangelho atingindo a todos;6)Terremotos, enchentes, acidentes; 7)Abominação da Igreja: O Santíssimo sendo retirado para dar lugar à ceia; A Igreja em frangalhos: Projetos gays, abortos, eutanásia, clone... O mundo está se desagregando e perdeu a noção de pecado.

Tudo isso já está acontecendo! Por isso Jesus tem que voltar!

Palestra do Sálvio: A Necessidade da Oração. O que é a fé. O que é a oração, A fé remove montanhas. A Oração nos leva à fé.

Reunião de grupo: cada grupo estudou uma pergunta sobre o resultado da Anistia de Marfim. Grupo São Mateus, coordenado por Arnaldo: Tive o fim único de libertar a Torre de Marfim?; Grupo São Marcos, coordenado por Irmão Ilário: O inimigo atacou?; Grupo São Lucas, coordenado por Pedro: Mereci a confiança de Deus?; Grupo São João, coordenado por João Rech: Testemunhei alguma conversão?; Grupo São Paulo, coordenado por Miguel: Tive medo? Grupo São José, coordenado por Irmão Renato: O que fazer para derrubar a Torre? (Este grupo é composto pelas pessoas que não fazem parte dos 72: são convidados especiais!)

Houve depois, a exposição das conclusões de cada grupo.

O Padre A. concluiu por fim: O demônio é astuto! Na medida que me proponho a fazer alguma coisa, esta se torna maior.( Um mosquito pode parecer um elefante!) Deus tira o pecado, mas nos deixa pecadores. Não devemos ter medo! O grande pecado hoje é termos perdido o verdadeiro sentido da verdade!

Às 12,00 horas o almoço e às 13,30 horas, na Capela mais um momento de Adoração e Palestra com Padre J.: Convertei-vos e não tenhais medo! Hoje quero ser melhor do que ontem. É muito fácil falar do teu irmão: difícil é amá-lo! Todos nós somos pessoas carentes!

Recitação do Santo Rosário ao ar livre e do Santo Terço da Misericórdia; às 15,10 o café e logo após a Palestra com Irmão Renato: Psicologia e Deus:Quanto maior for a liberdade da pessoa, maior é sua responsabilidade. Viver a espiritualidade à medida em que se vive a humanidade. Por mais sério que seja o problema, não é problema para Deus!

Às 16,30 a palestra com o Pedro: A Santa Bíblia: Lectio Divina e Oração Centrante. As quatro fases da leitura orante da Bíblia: 1) Escolha de um texto, 2) Meditação, 3) Oração, 4) Contemplação de Deus na vida eterna. Oração Centrante: Não sabeis que sois templo do Espírito Santo? Dentro de cada pessoa existe um ponto vazio: escolher uma palavra sagrada que vai servir para o resto da vida! Não é para meditar na palavra, mas ela vai conduzir à meditação!

Trabalho em grupo sobre a Santa Bíblia: São Mateus: O que é a Bíblia?; São Marcos: Como vivo a Bíblia?, São Lucas: Apocalipse, o que é?, São João: Atos, o que é?, São Paulo: Salmo 91, o que diz?O Grupo São José discutiu sobre: A confissão com o Padre é bíblica?

Houve então a exposição de cada grupo e às 18 horas a Oração do Ângelus, coroando os trabalhos com o Canto do Magnificat. Padre A. ainda falou um pouco sobre a necessidade de incentivar a leitura e o estudo da Santa Bíblia. O Padre J. sobre a Confissão: Quando levamos um Sacramento é preciso fazermos uma grande festa! A Confissão é nosso encontro com o Misericordioso que nos salva!

As 19,00 horas, a janta; às 20 horas a leitura das duas mensagens de Nossa Senhora transmitidas ao Cláudio ontem e hoje; às 20,30 horas a Santa Missa com Padre A. e Padre J.: uma grande graça! Amém!

 Terceiro Dia.

 Às 7,50: pequena oração e cantos na Capela; às 7,30 o café: às 8,00 horas,a Oração da Manhã com a Entrega Total ao Pai, Adoração e cânticos.

Às 9,10 na sala de reuniões, o Arnaldo retorna para esclarecer alguns pontos sobre o final dos tempos: Os 7 trovões: sobre isto se encontra no Apocalipse, 10, 4-6 ; Pedro pede a relação de quem fez a Anistia que pode ser enviada a ele por E.mail, cartas, telefones ou até mesmo agora, na própria agenda dele. São muito importantes estes dados, até para a historia do Movimento Salvai Almas. Tais relações são encadernadas em livros que ficam sobre o altar da Capela Nossa Senhora de Sion e na Capela do Pequeno Cenáculo Maria Rosa Mística. A Palestra com Irmão Ilário, precedida pela Oração ao Espírito Santo:

“Vocações Religiosas.Diferença entre vocação sacerdotal e religiosa. O Sacerdócio foi instituído por Jesus Cristo e pertence à hierarquia da Igreja. A vida religiosa faz parte do Carisma da Igreja, da radicalidade do Evangelho. É um convite à universalização do amor em lugar de um amor exclusivo.

Trabalho em grupo: São Mateus: Tenho vocação?, São Marcos: O que faço? São Lucas: O que devo fazer?, São João: incentivo os meus filhos?, São Paulo: O Salvai Almas é Vocação? São José: Porque incentivar as vocações se já estamos no “fim”?

A exposição dos trabalhos iniciou-se com o Grupo São José: Porque Nossa Senhora nos pede que continuemos nossa vida e nossa missão; porque vamos precisar mais do que nunca, especialmente nos momentos derradeiros; o Apocalipse, Cap. 10, Vers. 11 nos diz: “”Urge que ainda profetizes de novo!” Acima de tudo porque o mundo precisa e precisará de pessoas que profetizem e anunciem pois há muitos que precisam ser resgatados.Grupo São Paulo: Os movimentos são setas apontadas para o alto. O Movimento Salvai Almas é uma vocação, pois evangeliza com livros e sobretudo com orações. Grupo São João: todos falam a seus filhos, mas na universidade, levados pelos amigos ou maus companheiros, os adolescentes se distanciam de Deus! Grupo São Lucas: Os ex-seminaristas se queixam das coisas negativas que marcaram suas vidas; mostrar aos jovens a beleza da Missão, leva-los à Igreja e rezar sempre em família! Grupo São Marcos : Aproveitar encontros vocacionais, incentivar os jovens esclarecendo o que é vocação aproveitando mais as homilias nas Santas Missas e de modo especial, rezar sempre pelas vocações. Grupo São Mateus: todos nós temos vocações e devemos a usar com eficácia. Dom e vocação são inseparáveis e devem ser exercidos à luz de Deus! Todo Filho de Deus tem vocação!

Padre A.: Ninguém deixa de ter uma função específica na Igreja. Atrás de qualquer vocação há uma pessoa e Deus ama a todos. A vida é um Dom. Uma vocação complementa a outra!O Movimento Salvai Almas é responsável pelos Sacerdotes ou vocações sacerdotais.Os pontos negativos nos seminários não são pela sexualidade, mas sim problemas de espiritualidade.

Padre J.: Deus não chamou Anjos! Chamou homens com suas limitações, carregados de marcas e traumas. É preciso a Cura interior: Ler Marcos 14,41... e Efésios. Rezar muito pelos que saíram dos seminários.

Às 12,00 horas o almoço; às 13,30 o Oficio da Imaculada Conceição. Depoimento da Norma sobre seu trabalho na condução da Missão e da sua família; Ao apresentar a Norma, o Cláudio diz se ela; “ Maria e Marta ao mesmo tempo!”

Às 15,00 horas a homenagem a Jesus Misericórdia, com as últimas orações da Novena e a Santa Missa com Padre A. e Padre J. O Padre A. leu o compromisso dos presentes para com a Missão do Salvai Almas. A seguir a bênção da água, do sal e objetos. Adoração e Bênção do Santíssimo com Padre J., que O apresentou a todos os presentes caminhando em toda a Capela, abençoando a todos de modo individual.

“O Amor é lindo! A Vida é bela, se nós soubermos amar, amar...”

Ass. Teresinha Bettencourt.

O Retiro de 3 dias foi realizado nas dependências do Convento da Irmãzinhas da Imaculada Conceição, ( de Santa Paulina) em Nova Trento- SC, onde todos os participantes foram recebidos com carinho pelas Irmãs ali residentes.Tudo transcorreu em clima de muita amizade e muito amor.

Ficamos muito felizes e muito nos emocionou a presença dos Padres J. e Padre A., que nos deram apoio e seu conhecimento e nos ajudaram no reavivamento de nossa fé.

Muito obrigado às Irmãzinhas, aos que nos ajudaram nos trabalhos, aos palestrantes, aos 72 chamados por Jesus e a todos os presentes que vieram de tantos lugares do Brasil, cuja participação nos cantos, nas orações, nos encontros nos emocionaram muito.

Muito obrigado à Sra. Teresinha Bittencourt, de Curitiba, Pr., que redigiu esta Ata do Retiro e transcreveu-a no Livro Tombo às folhas 105ª até 109ª. Por seu amor, muito obrigado!

E que Deus sempre abençoe a todos. Amém!

 

Cláudio Heckert

Retiro para os 72 realizado em Nova Trento (SC) nos dias 28, 29 e 30 de março de 2.008

                                                                                                   

 
 
Artigo Visto: 2275 - Impresso: 432 - Enviado: 20
 

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.salvaialmas.com.br

 

Visitas Únicas Hoje: 612 - Total Visitas Únicas: 1817701 - Usuários Online: 74
Copyright 2015 - www.salvaialmas.com.br - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: www.espacojames.com.br/sites