Newsletter
Receba nossos artigos diretamente no seu email.
Nome
Email
Cadastro manual: Entre em contato
 




 
 
04/12/2017
O PEQUENO NÚMERO DAQUELES QUE SÃO SALVOS – PARTE 1
Trazemos um excelente e impactante livro, baseado em um de seus sermões, chamado “O Pequeno número daqueles que são salvos“, de São Leonardo de Porto Maurício.
 
 
 

 Trazemos  um excelente e impactante livro, baseado em um de seus sermões, chamado “O Pequeno número daqueles que são salvos“, de São Leonardo de Porto Maurício.

Neste sermão, que foi submetido a exame canônico, no curso do processo de canonização, ele passa em revista os diferentes estados de vida dos cristãos e conclui o pequeno número (relativo) daqueles que se salvam, sendo feita em comparação com a totalidade dos homens.

 

O PEQUENO NÚMERO DAQUELES QUE SÃO SALVOS – PARTE 1

Daremos início hoje à publicação de um pequeno livro de São Leonardo de Porto Maurício intitulado “O PEQUENO NÚMERO DAQUELES QUE SÃO SALVOS”. Um livro que nos fará refletir muito sobre nossa vida cotidiana em relação á Deus e a obediência à Igreja. Dividimos em 7 partes para que cada uma delas seja confrontada com nossas misérias, nosso orgulho e nossa desobediência.

INTRODUÇÃO

Graças a Deus, o número de discípulos do Redentor não é tão pequeno que a maldade dos escribas e fariseus seja capaz de triunfar sobre eles. Embora eles se esforcem para caluniar a inocência e para enganar a multidão com seus sofismas traiçoeiros por desacreditar a doutrina e o caráter de nosso Senhor, achando manchas mesmo sob o sol, muitos ainda o reconhecem como o verdadeiro Messias, e, sem medo de quaisquer castigos ou ameaças, aderem abertamente a sua causa.

Será que todos aqueles que seguem a Cristo O seguirão até a glória? Oh, aqui é onde eu reverencio o mistério profundo, e em silêncio adoro os abismos dos decretos divinos, ao invés de, precipitadamente, decidir sobre um ponto tão importante! O assunto que será tratado hoje é muito grave; tem causado até mesmo tremores nos pilares da Igreja, encheu os maiores Santos com de terror e povoou os desertos com eremitas. O objetivo desta preleção é para decidir se o número de cristãos que são salvos é maior ou menor do que o número de cristãos que são condenados; ela irá, espero, produzir em você um medo salutar dos juízos de Deus.

Irmãos, por causa do amor que tenho por vocês, eu desejaria ser capaz de tranquilizá-los com a perspectiva da felicidade eterna, dizendo a cada um de vocês: Você vai para o paraíso; o maior número de cristãos é salvos, então você também será salvo. Mas como posso lhe dar essa garantia doce se você se revolta contra os decretos de Deus como se você fosse o seu pior inimigo? Observo em Deus um sincero desejo de salvá-lo, mas vejo em você uma inclinação decidida de ser condenado. Então o que eu faço hoje se falar claramente? Eu serei desagradável para você. Mas se eu não falo, eu serei desagradável para Deus.

Por isso, vou dividir esta preleção em dois pontos. No primeiro, para enchê-lo de medo, eu deixarei os teólogos e Padres da Igreja decidirem e declarar que o maior número de cristãos adultos são condenados, e, em adoração silenciosa desse terrível mistério, vou guardar meus sentimentos para mim mesmo. No segundo ponto tentarei defender a bondade de Deus versus a maldade, provando-lhe que aqueles que são condenados o são por sua própria maldade, porque queriam ser condenados. Então, aqui estão duas verdades muito importantes.

Se a primeira verdade assusta você, não aponte-a contra mim, como se eu quisesse fazer o caminho do céu mais estreito para você, pois eu quero ser neutro nesta matéria; mas sim, aponte-a contra os teólogos e Padres da Igreja, que vão gravar esta verdade em seu coração pela força da razão. Se você ficar desiludido com a segunda verdade, dê graças a Deus por ela, pois Ele quer apenas uma coisa: que você dê o seu coração totalmente a Ele. Finalmente, se você obrigar-me a dizer-lhe claramente o que penso, vou fazê-lo para a sua consolação. 

O pequeno número daqueles que são salvos – São Leonardo de Porto Maurício

Fonte: DOMINUS EST

 

 
 
Artigo Visto: 160 - Impresso: 2 - Enviado: 0
 

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.salvaialmas.com.br

 

Visitas Únicas Hoje: 300 - Total Visitas Únicas: 1693949 - Usuários Online: 20
Copyright 2015 - www.salvaialmas.com.br - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: www.espacojames.com.br/sites